Como fazer: Coador de Voal 🌿
- sejaverves
- 1 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
O voal, também conhecido como panela furada ou coador de tecido, nada mais é que uma peneira mais precisa, como gosto de dizer.
Sua função, como esse texto sugere, é a mesma de uma peneira ou um coador, ao despejar alguma mistura no tecido, o líquido passará deixando apenas os resíduos no pano. Isso o torna muito eficaz para fazer nossos leites vegetais, pois como bem sabemos, geram bastante resíduos que para alguns podem ser desagradáveis ao beber.
No Instagram eu mostrei um mini voal que fiz em casa com menos de R$: 2,00 e algumas pessoas pediram para eu ensinar, então preparei esse "tutorial" em vídeo para mostrar os passos para vocês.
Adendo: nunca fiz esse tipo de vídeo antes, então se a qualidade não estiver muito legal me perdoem e a gente evoluí juntos haha. (Leia o final do post para dicas sobre os materiais)
Vamos para o tutorial? 🌿 Você irá precisar dos seguintes itens: - tecido de voal - elástico - tesoura - vela ou isqueiro - incenso ou objeto pontiagudo de metal
1º - Corte um círculo no seu tecido de voal do tamanho que desejar, quanto maior o círculo, maior seu coador. (Tente não fazer menor que 30 centímetros de diâmetro, se não seu saquinho irá ficar muito pequeno)
2º - Depois que você cortar irá perceber que o tecido fica "descabelado" e pode desfiar. Para evitar isso é só queimar as bordinhas com a vela ou o isqueiro: passe o tecido rapidamente sobre o fogo, se ficar muito tempo vai queimar mais que o desejado, então cuidado :D
3º - Criar os furos para passar o elástico. Se você tiver um incenso em mãos, sua vida ficará mais fácil! Acenda o incenso e vá pressionando contra o pano para fazer furinhos, deixe cerca de um centímetro de espaço entre eles, mas vai no olhômetro, sem neura! Caso não tenha um incenso, faça como eu e pegue um objeto pontiagudo de metal, ponha no fogo e vá furando seu paninho.
4º - Passe o elástico em estilo zig-zag pelos furos, pense num golfinho pulando no mar! É importante que as duas pontas do elástico terminem na mesma direção como no vídeo, assim você pode encerrar dando um nózinho! Se quiser adicione um enfeite como eu fiz no meu.
Pronto, gente, são só 4 passos, levei em torno de 20 minutos pra fazer. Super fácil e prático! Agora sempre que você precisar coar seus leites vegetais seu voal estará lá. Ele é preciso, fácil de guardar, fácil de lavar e seca rapidinho. Se fizer, me marca pela @sejaverves no Instagram, ou me manda por mensagem!
Algumas dicas! 🌿
O meu tecido de voal comprei na Casa Simões, uma loja comum que vende tecidos, paguei R$: 12,00 no metro. Isso rende muito voal!
Para desenhar o círculo no voal use algo na sua casa com formato circular, usei uma tampa de pote (pode usar baldes, vasos, potes, o que tiver em mãos) e contorne-o com um pilot ou lápis.
Como eu não tinha incenso usei uma ponta de dardo que tinha em casa mesmo, mas ta valendo também ponta de ferramenta pontiaguda.
O elástico eu peguei de uma pasta velha que tinha aqui, tirei da pasta e reaproveitei, por isso vocês veêm aquela pontinha de metal no final do elástico no vídeo! Caso não tenha desse jeito, use sua criatividade, tira de um biquini velho, elástico de cabelo, etc.

Posts recentes
Ver tudoSer: indica estado permanente, indica tempo. Tudo o que existe ou imaginamos existir. Verve: vigor ou entusiasmo na expressão de ideias;...
Comments